Tecnologia e Classe de 08/08/24
O "CRASH" do mercado financeiro
- Eu adivinhei? Na realidade não né porra kkkkkk
- O estopim acontece quando o Japão aumenta levemente a sua taxa de juros
- Isso causou a necessidade de alguns investidores por liquidez levando a uma corrida para vender
- Aconteceu um efeito manada de venda no mercado de ações (circuit breaker no Japão)
- Com a incerteza gerada os investidores fogem de ativos de alto risco como o Bitcoin
- Semana passada nós já falávamos do 'crash da IA' e a falta de resultados nesses investimentos compôem com um perfil mais conservador de investimentos a partir de agora
- Nos EUA a inflação está 'controlada' porém a inflação média para bens essenciais está acima da média.
- Pessoas estão deixando para comprar artigos não essenciais depois, o que pode criar um ciclo de deflação
Recomendação de vídeo:
Vamos falar de dados...
Pesquisa anual do Stack Overflow indica que 80% dos desenvolvedores estão insatisfeitos com seus empregos: mais de 65 mil profissionais de 185 países foram entrevistados. Um em cada três afirmou estar infeliz com o seu trabalho, enquanto quase metade relata estar desmotivada (o termo em inglês é "complacent at work"). A dívida técnica foi apontada como a principal causa, junto com a pressão para cumprir prazos, reuniões intermináveis, demandas irrealistas e um esforço dos empregadores em trazer os funcionários de volta ao escritório. Apesar disso, 68% dos devs programam por hobby, e cerca de 40% para o desenvolvimento profissional, indicando que a codificação em si não é o problema. As informações são do site ShiftMag.
https://shiftmag.dev/unhappy-developers-stack-overflow-survey-3896/
Estudo indica que uso do termo “inteligência artificial” reduz intenção de compra dos consumidores: o experimento foi realizado com mais de mil participantes. Produtos descritos como utilizando IA eram menos populares e diminuíam a confiança das pessoas, principalmente aqueles considerados de alto risco, como eletrônicos caros e dispositivos médicos. Sugere-se que empresas avaliem cuidadosamente como apresentam a tecnologia em suas descrições de produtos. As informações são do site WSU Insider.
Justiça dos EUA declara que Google manteve monopólio ilegal nas buscas: o processo alega que a empresa sustentou sua posição dominante no mercado ao pagar bilhões de dólares para companhias, como Apple, Samsung e Mozilla, a fim de ser o motor de busca padrão em dispositivos e navegadores, impedindo concorrentes de atingirem uma escala necessária para competir. O Google argumenta que sua grande participação está ligada à qualidade de seus produtos, preferidos pelos consumidores, e ainda poderá recorrer da decisão. As informações são do site Engadget.
CEO da Logitech propõe conceito de “mouse eterno” que nunca precisará ser substituído: o dispositivo seria projetado com materiais de alta qualidade e durabilidade, recebendo correções e recursos por meio de atualizações de firmware. A empresa considera a possibilidade de uma assinatura paga, mas sem fornecer detalhes adicionais. As informações são do site TechSpot.
DARPA, agência do Departamento de Defesa dos EUA, planeja converter código legado em C para Rust: a ideia é usar aprendizado de máquina para realizar a transição, utilizando um sistema chamado TRACTOR, ainda em desenvolvimento, com o objetivo de melhorar a segurança e gerenciamento de memória dos softwares, considerando que a maioria das vulnerabilidades em grandes bases de código são causadas por bugs nessa área. As informações são do site The Register
https://sam.gov/opp/1e45d648886b4e9ca91890285af77eb7/view
RomHacking, principal plataforma de modificações de arquivos ROM, anuncia encerramento após 20 anos de atividade: o site era referência para entusiastas que desejavam modificar jogos clássicos com versões alternativas, remakes, traduções e experimentos. Projetos notáveis hospedados no site incluem Star Fox rodando a 60 fps e Super Mario Land 2 em cores. O banco de dados da plataforma, com exceção das contas e perfis de usuários, foi transferido para o Internet Archive. As informações são do site Ars Technica.
https://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=39405.0
Golpinhos
Brasil é o segundo país mais afetado por roubo online de cartões, segundo estudo da NordVPN: a empresa analisou mais de 600 mil dados roubados à venda em canais de hackers no Telegram, incluindo o tipo de malware utilizado e a região onde o incidente ocorreu. O "Readline" foi identificado como o malware mais difundido, sendo distribuído por e-mails de phishing, anúncios enganosos e entradas USB comprometidas. Os EUA ficaram em primeiro lugar no índice. As informações são do site InfoMoney.
StackExchange, plataforma de perguntas e respostas, é utilizada para promover pacotes Python maliciosos: invasores estão criando contas no site e deixando comentários em threads populares com links para arquivos do repositório PyPi, contendo scripts que roubam dados sensíveis de navegadores, aplicativos de mensagens, como Telegram e Signal, e carteiras de moedas digitais. Embora os pacotes já tenham sido removidos do repositório, eles foram baixados mais de 2 mil vezes. As informações são do site BleepingComputer.
Campanha massiva de roubo de SMS infecta dispositivos Android em mais de 100 países: o malware é distribuído por páginas falsas da Play Store ou bots do Telegram, que automatizam a comunicação com as vítimas, prometendo aplicativos pirateados e solicitando o número de telefone para compartilhar um arquivo APK que rouba senhas de autenticação de dois fatores enviadas via SMS de mais de 600 serviços. O Brasil está entre os países afetados. Recomenda-se evitar o download de programas fora da loja oficial e garantir que o Play Protect esteja ativo no dispositivo. As informações são do site Bleeping Computer.
Recomendação de vídeo: