Tecnologia e Classe de 06/03/25
Meteu.exe
Microsoft copiando o drip do Google
Microsoft exclui interface do Bing que imitava Google: a tela era exibida para usuários que buscavam por “Google” no Edge sem estar conectado a uma conta. Ela incluía uma barra de pesquisa personalizada, um visual semelhante ao Doodle, e ocultava informações sobre o Bing. A Microsoft fez a remoção de forma discreta e não forneceu comentários. A chefe do Chrome classificou a prática como “mais uma tática” para “restringir as escolhas” dos usuários. As informações são do site The Verge.
https://www.theverge.com/2025/1/6/24337117/microsoft-bing-search-results-google-design-trick
Carros espertos pra CAR🧄
Stellantis introduz anúncios pop-up em veículos Jeep e frustra proprietários: os donos relatam a exibição recorrente de propagandas sempre que o carro está parado. Em resposta, a empresa explica que isso faz parte de um acordo contratual com terceiros, e sugere que motoristas fechem as notificações tocando no botão “X”. Em paralelo, usuários mais técnicos estão explorando formas de desativar os pop-ups permanentemente, com uma espécie de “AdBlock” automotivo. As informações são do site Techstory.
https://motor1.uol.com.br/news/750387/carros-stellantis-spam-anuncio-donos/
Boa Mastercard
Mastercard corrige erro de DNS despercebido por quase 5 anos: a falha poderia ter permitido a interceptação ou o desvio do tráfego de internet da empresa. Todos os nomes de servidores DNS da Akamai, utilizados pela Mastercard, deveriam terminar em “akam[.]net”, mas um deles foi configurado erroneamente como “akam[.]ne”. A companhia argumenta que, apesar do ocorrido, nunca houve ameaça real à segurança de suas operações. As informações são do site KrebsonSecurity.
https://krebsonsecurity.com/2025/01/mastercard-dns-error-went-unnoticed-for-years/
IA no Linkedin e Github
LinkedIn lança ferramenta gratuita de IA para candidatos: o Job Match apresenta um resumo detalhado das qualificações do usuário em relação à descrição do cargo. O objetivo é ajudar pessoas a priorizar vagas para as quais estejam realmente qualificadas. Rohan Rajiv, gerente de produtos da empresa, aponta que 5 milhões de usuários estão com o “Open to Work” ativado, um crescimento de 40% em relação a um ano atrás. As informações são dos sites TechCrunch e The Indian Express.
https://gizmodo.uol.com.br/linkedin-lanca-funcao-tinder-para-dar-match-em-vagas-de-emprego
LinkedIn é acusado de permitir treinamento de IAs com mensagens privadas de usuários Premium: a ação judicial, movida em um tribunal da Califórnia, alega que a plataforma violou o Contrato de Assinatura, que garante aos pagantes a proteção de informações confidenciais, ao supostamente liberar acesso de terceiros à conversas do InMail, as quais podem conter dados sensíveis, como detalhes de emprego e remuneração. Contudo, ainda não foram apresentadas evidências concretas, e o LinkedIn nega as acusações. As informações são do site The Register.
https://www.bbc.com/news/articles/cdxevpzy3yko
Mais de 20 mil repositórios privados do GitHub, que foram públicos em algum momento, estão acessíveis via Microsoft Copilot: o problema ocorre porque o Bing indexa e armazena em cache o conteúdo desses projetos. A falha permite que invasores explorem o modelo para extrair códigos proprietários, chaves de acesso e tokens. Em uma análise de 2024, mais de 16 mil organizações foram afetadas, incluindo AWS, Google, IBM, PayPal e a própria Microsoft, que classificou a vulnerabilidade como “de baixa gravidade”. As informações são do site TechCrunch.
Um pouquinho de BTC
El Salvador deixa de considerar Bitcoin como moeda oficial: a decisão foi tomada para garantir um empréstimo do Fundo Monetário Internacional, em meio a dificuldades econômicas. Com a mudança, empresas locais não são mais obrigadas a aceitar o ativo em transações, e o governo deixará de recebê-lo como pagamento de impostos e dívidas públicas. O país foi o primeiro do mundo a adotar o Bitcoin como moeda de curso legal em 2021. Contudo, estima-se que, em 2024, 92% da população não o utilizava. As informações são dos sites The Tico Times e Gizmodo.
- A lei retirou do texto original o termo 'moeda' mas manteve o 'de curso legal' o que é confuso
- Na prática se alguém te deve dinheiro você pode negar pagamentos em BTC agora e o governo não receberá mais ela para quitar impostos
- 92% dos habitantes de El Salvador não fizeram nenhuma transação de BTC no último ano
- Hoje o governo de El Salvador tem aprox. 6050 BTC
- O projeto de 'cidade Bitcoin' do Bukele onde eles usariam energia do vulcão para minerar nunca saiu do papel
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cvgp1z1yrrlo/
Homem que perdeu HD com 8 mil Bitcoins considera comprar aterro sanitário: James Howells afirma que o conselho municipal de Newport anunciou planos para fechar e restringir o acesso ao local, e obteve permissão para a instalação de uma fazenda solar em parte da área. Diante desse cenário, Howells afirma que está em discussão com investidores sobre a possibilidade da aquisição. As informações são do site The Guardian.
https://edition.cnn.com/2025/02/14/uk/james-howells-landfill-bitcoin-gbr-intl-scli
Deepseek e Qwen
DeepSeek teria investido 1,6 bilhão de dólares para treinar IA: segundo a empresa SemiAnalysis, a companhia chinesa possui uma infraestrutura com 50 mil GPUs Nvidia, incluindo as versões H800, H100 e H20. A DeepSeek afirma ter treinado o modelo R1 a um custo de 6 milhões de dólares, utilizando 2.048 placas gráficas. No entanto, de acordo com a análise, os gastos mencionados referem-se apenas ao tempo de uso de GPUs para o pré-treinamento, não incluindo despesas com pesquisa, refinamento, processamento de dados e infraestrutura. As informações são do site Tom's Hardware.
Sobre Qwen e destilação de modelos
- Deixa eu desenhar...
- Vocês podem ler sobre o que a Deepseek fez em https://github.com/deepseek-ai/DeepSeek-R1/blob/main/DeepSeek_R1.pdf
- 2.4. Distillation: Empower Small Models with Reasoning Capability