Serpro abre a porta para AWS e Palantir invadirem o Brasil

Hoje nós vamos revelar um esquema pesado. Como o discurso de soberania digital do governo do PT pode ser instrumentalizado contra nós e abrir a porta para as Big Techs fazerem a festa.

Quem é a Palantir?

  • E o InterceptBR já denunciou a aproximação da Palantir com deputados brasileiros envolvidos na regulamentação da IA no Brasil

https://www.instagram.com/p/DQMjyGujp1S/

  • Mas foi aí que a Palantir "chegou no Brasil"? Não. Vamos voltar um pouco...

Fazendo Soberania Digital "errado"

GwjzVQ2XEAIRKfZ.jpg

https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2025/serpro-amplia-infraestrutura-fortalece-nuvem-de-governo-aquisicao-equipamentos

  • Esse artigo descreve a compra de "appliances" da Amazon e Google que serão instalados em território brasileiro e operados numa 'Nuvem.gov'

“Essa abordagem não só garante maior segurança e controle sobre os dados, mas também reforça a soberania digital do Serpro e do Brasil. Ao manter os dados críticos e sensíveis em infraestrutura local, o Serpro assegura conformidade com regulamentações nacionais, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de proteger informações estratégicas contra potenciais riscos de acesso externo, promovendo uma gestão mais autônoma e soberana dos recursos tecnológicos”, explica.

  • E como isso formou uma 'nuvem de governo' que é supostamente soberana

A Nuvem de Governo do Serpro é uma solução voltada para a segurança de dados e soberania digital, operando exclusivamente no Brasil e em conformidade com as leis brasileiras. Sua infraestrutura, formada por tecnologias desenvolvidas pelo Serpro e parcerias com grandes provedores de nuvem como AWS, Google e Huawei, garante um aprimoramento contínuo e assegura que a infraestrutura seja robusta e adaptável às necessidades do governo. O armazenamento seguro de dados sensíveis do Governo Federal é realizado nos centros de dados do Serpro, garantindo uma gestão centralizada e segura.

Com a Nuvem de Governo e as nuvens públicas, o Serpro, por meio de uma contratação única, entrega ao governo uma experiência 360º de cloud. A solução oferece escalabilidade, permitindo que órgãos públicos ajustem a capacidade de armazenamento e processamento conforme a demanda, otimizando recursos e evitando desperdícios. Sua gestão unificada facilita a integração de sistemas e a comunicação entre os setores, agilizando a tomada de decisões e o desenvolvimento de políticas públicas. Além disso, a Nuvem de Governo é projetada para suportar inovações como inteligência artificial, big data e análise de dados, gerando insights estratégicos para o país.

https://convergenciadigital.com.br/governo/exclusivo-serpro-aciona-nuvem-soberana-cofres-sao-das-big-techs-mas-so-o-governo-tem-a-chave

Agora peguem o esquema...

Com o objetivo de otimizar e democratizar o acesso à Inteligência Artificial, a Diretoria de Tecnologia e Inovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentou nesta sexta-feira, 1°, no Showcase AIP Bootcamp – promovido pela Amazon Web Services (AWS), pela Palantir Technologies e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) –, cases de sucesso que modernizaram a transferência de recursos públicos da autarquia para os entes federados. Em 2023, o FNDE repassou R$ 86 bilhões a estados e municípios, e a previsão para 2024 é que o repasse chegue a R$ 100 bilhões.

O Serpro tem uma parceria com a AWS, e a Palantir faz parte do ecossistema do marketplace da empresa. Por meio desta união, o FNDE tem acesso às soluções digitais.

https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/fnde-inova-na-transferencia-de-recursos-casos-de-sucesso-em-inteligencia-artificial-sao-apresentados-no-showcase-aip-bootcamp

  • Não é escondido, é à luz do dia. Isso é soberania?

Palantir e o 'Dark MAGA'

https://www.intercept.com.br/2025/11/19/a-maquina-dos-eua-se-entrega-as-big-techs/

https://www.authoritarian-stack.info/

O Brasil emerge como um estudo de caso emblemático dessa dinâmica de expansão. O contrato do NHS britânico com a Palantir, por exemplo, teve uma extensão no país durante o governo Bolsonaro por meio do Better Health Programme, como documentado pelo Lapin e pelo Cebes.

De forma notável, a parceria foi renovada em outubro de 2025 pela nova gestão, sinalizando como a dependência infraestrutural e a lógica da eficiência técnica podem transcender alinhamentos ideológicos de governos. Da mesma forma, a Starlink firmou múltiplos contratos com órgãos públicos brasileiros, da defesa à educação, consolidando sua presença em áreas estratégicas.

E as ações da Palantir?

  • Em resumo: as ações da Palantir estão MUITO supervalorizadas e especialistas do mercado ação isso SUS
  • Alex Karp, um dos bobos da corte do fascismo, deu chilique em entrevista quando perguntado sobre isso
  • Porém ele e outros executivos da Palantir vem vendendo altos volumes de ações durante o mês de Novembro

https://www.cnbc.com/2025/11/28/palantir-ai-selloff-worst-month.html

E é meio engraçado por que o roteiro se escreve sozinho aqui: