A Ideologia de Extrema Direita na comunidade FLOSS

Suckless

Somos o lar de softwares de qualidade como dwm, dmenu, st e muitas outras ferramentas, com foco na simplicidade, clareza e frugalidade. Nossa filosofia é manter as coisas simples, mínimas e utilizáveis. Acreditamos que esta deveria se tornar a filosofia dominante no setor de TI. Infelizmente, a tendência para softwares complexos, propensos a erros e lentos parece prevalecer na indústria de software atual. Pretendemos provar o contrário com nossos projetos de software

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Projetar software simples e elegante é muito mais difícil do que permitir que recursos ad hoc ou excessivamente ambiciosos obscureçam o código ao longo do tempo. No entanto, é preciso pagar esse preço para obter confiabilidade e facilidade de manutenção. Além disso, o minimalismo resulta em objetivos razoáveis e alcançáveis. Nós nos esforçamos para manter o minimalismo e a clareza para levar o desenvolvimento à conclusão.

https://suckless.org/conferences/2017/

slcon2017-s.png

hike2017-s.png

https://tilde.team/~ben/suckmore/

O caso do LLVM

Email original

https://lists.llvm.org/pipermail/llvm-dev/2018-May/122922.html

Pronunciamento do LLVM

https://nondot.org/sabre/2018-05-02-Rafael.html

Entrevista com o desenvolvedor

https://web.archive.org/web/20180626124600/https://quillette.com/2018/06/26/diversity-and-discrimination-in-open-source/

Um dos problemas com este tipo de ambiguidade cuidadosa é que vivemos numa era em que aqueles que alertam para os perigos do tribalismo (por exemplo: Jordan Peterson) ou do Islamismo (por exemplo: Maajid Nawaz) podem encontrar-se em sérios apuros como resultado. Podemos ter a certeza de que qualquer um destes indivíduos seria aceite numa comunidade em vez de ser excluído por ser “desrespeitoso”?

Os projetos de código aberto já eram, na minha experiência, alguns dos ambientes mais acolhedores e inclusivos para se trabalhar. Mesmo que admitamos que é desejável um Código de Conduta explicitamente redigido, é essencial que o seu âmbito seja claramente definido. É, por exemplo, perfeitamente possível que defensores pró-vida e pró-escolha colaborem num projecto de software. Eles apenas precisam deixar suas opiniões sobre o aborto de lado, e isso não deve impedi-los de compartilhar livremente essas opiniões nas redes sociais, sem medo de represálias disciplinares. Desta forma, as regras podem ser simplificadas e rigorosas: os espaços disponibilizados pelo projeto são apenas para discussões relevantes para o projeto, e o que se passa fora do local de trabalho não é da nossa conta.

Há alguns anos, a ideia de que se deve “trazer todo o seu ser para o trabalho” tem sido popular nos círculos de tecnologia. Mas agora parece que quando fazemos isto, o trabalho tenta impor o que esse “eu completo” deveria ser.  Isto não resultará num aumento da diversidade. Pelo contrário, produzirá uma atmosfera de conformidade sufocante.

"Marxismo Cultural"

https://lobste.rs/s/nf3xgg/i_am_leaving_llvm#c_ze5ccy

Compreendo o seu ponto de vista, mas devo dizer honestamente que o seu argumento infelizmente se alinha com a natureza destrutiva sempre excludente e auto-segregadora do marxismo cultural. Ao comermos juntos nas conferências, excluímos os anoréxicos que, de outra forma, poderiam estar dispostos a participar de tal conferência? Eu não bebo álcool e nunca bebi. Ainda assim, não foi um problema quando fomos a um Braukeller local e algumas pessoas beberam álcool e outras como eu não.

O ponto fundamental, penso eu, é que nunca se pode afirmar plena e analiticamente que um determinado processo não é completamente afetado por outra coisa. Se mergulharmos nesses detalhes, seguiremos em frente e diremos que as diferentes escolhas de roupas, penteados, meios de viagem e meios de acomodação afetam o processo de codificação de forma inadequada. Isto pode ser levado cada vez mais longe, sem limites, pois todos sabemos sobre o efeito borboleta. Em algum momento, simplesmente não é mais mensurável.

Se você me perguntar, isso é um exagero grosseiro do que eu disse. Há muitas pessoas que não participam das conferências, mas ainda trabalham conosco em projetos durante esse período. O que realmente importa é que nós, por ex. não ignore os patches dessas pessoas nem lhes dê menos relevância do que os de outras pessoas. Para pegar o exemplo: a caminhada à luz da tocha não afetou nenhuma decisão de codificação de maneira direta, mas realmente uniu ainda mais a equipe e foi uma lembrança muito boa desta conferência da qual eu e os outros gostamos muito, pelo que eu' ouvi. Além disso, durante a caminhada pudemos filosofar sobre alguns novos projetos, alguns dos quais se tornaram realidade. O ganho líquido deste evento foi, portanto, positivo.

Na filosofia clássica, existem duas linhas principais de pensamento quando se trata de avaliar ações: Deontologia e Teleologia. A deontologia mede a própria ação e o seu valor ético, ignorando completamente o objetivo superior do processo. A teleologia é o oposto, avaliando as ações apenas pelos seus meios para atingir um objetivo, ignorando completamente o valor da ação em si. A melhor abordagem obviamente deve estar no meio. Contudo, há uma lição muito mais importante que pode ser tirada daqui: Ao avaliar uma decisão, é preciso perceber o que está sendo medido e o que não é importante para uma decisão. O que eu quis dizer é que para atingir a meta de perfeição do software, o gênero e outros fatores dos remetentes não importam. Portanto, embora nós aqui da Suckless tenhamos um objetivo, não somos teleólogos, pois apenas ignoramos os fatores que não importam para a codificação.

É uma questão ética quais normas você aplica a uma decisão.

Se olharmos para organizações como a Outreachy, podemos estar enganados ao pensar que são deontologistas, empenhados em melhorar processos. No entanto, após uma inspecção mais detalhada, torna-se claro que este não é o caso e que estão na verdade a trabalhar para um determinado objectivo, aumentando o número de pessoas trans e minoritárias nessas comunidades. Não importa como você pensa sobre esse objetivo, ele deixa uma coisa clara: quando você está trabalhando para atingir esse objetivo e também não ignora fatores irrelevantes em suas normas (e eles de fato o fazem por não ignorarem, por exemplo, raça e gênero), você rapidamente acabar discriminando as pessoas.

Espero que isso esclareça um pouco, mas em uma frase curta, o que se pode tirar daqui é: Ao discutir questões éticas, é sempre importante deixar claro quais normas são aplicadas.

Caso do Lennart

https://x.com/pid_eins/status/1113738764797534208

Laslo Hunhold / wolfsschanze

Bitreich

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Hyprland

  • Um compositor de janelas para Wayland

https://drewdevault.com/2023/09/17/Hyprland-toxicity.html

Acho que [um Código de Conduta] é bastante discriminatório para pessoas que preferem uma comunidade próxima, hostil, homogênea, exclusiva e pouco saudável.

Em primeiro lugar, por que eu me comprometeria a defender quaisquer valores? Parece que estou apenas me incomodando. […] Se eu quisesse moderar, passaria 90% do tempo lendo crianças discutindo sobre besteiras em vez de codificação.

Se você não sabe como se comportar sem uma parede de texto explicando como se comportar online, então você não deveria estar online.