Steam Machine, Windows 11 e sideload no Android

Hoje vamos comentar um compilado de notícias interessantes dos últimos dias. Os esforços da Microsoft para evangelizar o Windows 11 e os usuários revoltados, Steam machine é o novo videogame da Valve e Android vai novamente permitir uma maneira de instalar aplicativos em sideload.

Chefe do Windows reconhece que sistema está com problemas: Pavan Davaluri tem enfrentado forte reação de usuários que cobram correções de problemas básicos, ao passo que a empresa continua a integrar recursos de IA. Ele reconheceu falhas de confiabilidade, desempenho e usabilidade. Dave Plummer, ex-desenvolvedor da companhia, defende um Windows mais limpo, sem sugestões de apps, possibilidade de usar conta local e menos notificações que na verdade são anúncios de produtos da Microsoft. As informações são do site Neowin.

https://www.windowscentral.com/microsoft/windows-11/windows-president-confirms-os-will-become-ai-agentic-generates-push-back-online

https://xcancel.com/pavandavuluri/status/1987942909635854336

https://www.windowscentral.com/software-apps/windows-11/microsoft-pressures-windows-10-users-with-full-screen-multipage-pop-up-ads-urging-them-to-upgrade

https://www.tomshardware.com/tech-industry/big-tech/windows-11-videos-demonstrating-account-and-hardware-requirements-bypass-purged-from-youtube-platform-says-content-encourages-dangerous-or-illegal-activities-that-risk-serious-physical-harm-or-death

Valve anuncia console de mesa e outras novidades: o Steam Machine, com formato de cubo compacto, traz um processador AMD de seis núcleos, 16 GB de RAM, GPU dedicada baseada na arquitetura RDNA 3 com 8 GB de VRAM, e sistema SteamOS, sendo até seis vezes mais potente que o Steam Deck; o Steam Frame é um headset de realidade virtual que dispensa o uso de um PC, equipado com Snapdragon 8 Gen 3 e rastreamento por câmeras que funcionam mesmo no escuro; a nova versão do Steam Controller traz dois analógicos, trackpads e sensores giroscópicos que permitem mover o cursor. Os três produtos serão lançados em 2026, em todas as regiões onde o Steam Deck está oficialmente disponível. Os preços ainda não foram divulgados. As informações são do site PC Gamer.

Estudo aponta que 72% dos desenvolvedores acreditam que a Steam detém monopólio no mercado de jogos para PC: foram entrevistados 306 executivos da indústria no Reino Unido e nos EUA. Mais da metade considera depender excessivamente da plataforma para distribuir seus títulos, e que ela responde por mais de 75% da receita total. Como resultado, 80% dos estúdios esperam utilizar canais alternativos, como Epic Games, Xbox PC e GOG. As informações são do site Games Industry.

O estudo independente, conduzido pela Atomik Research, entrevistou 306 executivos da indústria no Reino Unido e nos EUA entre 18 e 22 de maio de 2025.

75% dos entrevistados eram executivos de alto escalão (nível C-suite), sendo que 77% trabalhavam em estúdios com mais de 50 funcionários.

O estudo constatou que, para a maioria dos estúdios, o Steam representa mais de 75% da receita.

https://www.gamesindustry.biz/72-of-devs-believe-steam-has-a-monopoly-on-pc-games-according-to-study

Google recua e vai flexibilizar verificação obrigatória de desenvolvedores Android para instalação de aplicativos fora da Play Store: a medida, prevista para 2026, havia gerado críticas de defensores do software livre, como o F-Droid. A empresa agora trabalha em um processo que permitirá a usuários experientes instalar apps não verificados, com “alertas claros” e proteções contra golpes, além de disponibilizar contas específicas para programadores estudantes e amadores, que poderão disponibilizar aplicativos via sideload em um número limitado de dispositivos. As informações são do site The Verge.

O Google afirma que esse novo fluxo avançado destina-se a desenvolvedores e usuários avançados que "têm maior tolerância ao risco e desejam a possibilidade de baixar aplicativos não verificados". A empresa diz que está "projetando esse fluxo especificamente para resistir à coerção", garantindo que "os usuários não sejam enganados e ignorem essas verificações de segurança sob pressão de golpistas". O fluxo incluirá "avisos claros" para garantir que os usuários "compreendam totalmente os riscos envolvidos" na instalação de aplicativos de desenvolvedores não verificados, mas, em última análise, a decisão de fazê-lo fica a cargo do usuário. O Google afirma que está coletando feedback inicial sobre o design desse recurso e compartilhará mais detalhes nos próximos meses.

https://www.androidauthority.com/android-power-users-install-unverified-apps-3615310/

https://android-developers.googleblog.com/2025/11/android-developer-verification-early.html