Tecnologia e Classe de 09/05/24

Notícias rápidas

Luta de Classes

Pesquisa da Microsoft e LinkedIn revela que 71% dos líderes empresariais preferem contratar um candidato menos técnico com habilidades de IA no lugar de alguém mais experiente sem esse tipo de conhecimento: a demanda por esses tipos de talentos aumentou em 323% nos últimos 8 anos. Funcionários estão aproveitando fontes como cursos online gratuitos para aprimorar suas habilidades, contudo, apenas 39% das pessoas em todo o mundo receberam treinamento em IA da sua própria empresa. As informações são do site ZDNET.

https://www.zdnet.com/article/66-of-leaders-wouldnt-hire-someone-without-ai-skills-report-finds/

Pesquisa indica que 81% dos entrevistados acreditam que uma semana de trabalho de 4 dias aumentaria a produtividade da sua empresa: algumas organizações começaram a testar a nova jornada, relatando diminuição na exaustão dos funcionários e fortalecimento no desempenho dos negócios. Pesquisadores acreditam que, eventualmente, as companhias adotarão uma política de 4 dias no escritório seguidos por uma sexta-feira flexível. As informações são da CNBC.

https://www.cnbc.com/2024/05/07/81percent-of-young-people-say-4-day-workweek-would-boost-productivity-survey-reports.html

Dell passará a rastrear seus funcionários que trabalham de maneira remota ou híbrida: o monitoramento será realizado utilizando crachás eletrônicos, VPN e um sistema de cores, onde azul indicará “presença constante no escritório”, verde “regular”, amarela “moderada” e vermelha “limitada”. Colaboradores alegam que a medida é controversa, afirmando que escolher o modelo não presencial prejudicará o avanço na carreira e aumentará a chance de demissão. As informações são do site The Register.

https://www.theregister.com/2024/05/08/dell_return_office/

Captchas, testes de verificação humana utilizados em logins, estão ficando mais complexos à medida que IAs se tornam mais inteligentes: os modelos de hoje em dia são capazes de resolver automaticamente testes de identificação de objetos e textos distorcidos, resultando no surgimento de mais testes de lógica para os usuários, como montar quebra-cabeças, girar um objeto ou identificar um espectro de um número escondido em uma paisagem. As informações são do site Slashdot.

https://www.wsj.com/lifestyle/captcha-not-robot-tests-harder-5129caf2

Engenheira de software mantém 7.470 abas abertas no Firefox por mais de 2 anos: apesar do alto número de páginas, o desempenho do computador não é afetado – o arquivo de sessão do navegador em sua máquina ocupa apenas 70 MB, devido ao gerenciamento eficiente de memória do Firefox, que não carrega a página a menos que uma aba esteja ativa. Em comparação, 10 guias no Chrome podem ocupar mais de 12,5% de memória em um PC com 32 GB de RAM. As informações são do site PC Mag.

Sponsored by Firefox

Nintendo exige remoção de 8.535 repositórios contendo código do emulador Yuzu no GitHub: a empresa alega que essas bibliotecas oferecem acesso ao software ou código baseado nele, permitindo a execução de cópias ilegais de jogos do Switch. O GitHub entrou em contato com os proprietários dos repositórios para que possam realizar alterações antes da remoção, fornecendo apoio legal. As informações são do site Games Industry.

https://tecnoblog.net/noticias/nintendo-quer-derrubar-85-mil-emuladores-do-switch-de-uma-so-vez/

Jogadores de Pokémon Go burlam sistema de mapas, criando praias falsas para conseguirem capturar personagem raro: como o jogo utiliza a ferramenta de código aberto OpenStreetMaps, os usuários estão adicionando ambientes litorais a partir de quintais residenciais, campos de golfe, escolas, estacionamentos e faixas de terra sem saída para o mar, a fim de capturarem Pokémons específicos, como o Wigletts, que só aparece nesses tipos de cenários. As informações são do site Ars Technica.

https://www.techtimes.com/articles/304348/20240506/pokemon-go-players-alter-openstreetmap-fake-beaches-catch-new-monsters.htm

O ANCAPISTÃO É AQUI E AGORA

Enchentes no Rio Grande do Sul destruíram cerca de 600 mil conexões de banda larga, 30% dos acessos de provedores de pequeno porte no estado: os recursos do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) poderão ser usados para reconstrução das redes que atendem municípios gaúchos de forma pré-aprovada para as áreas de calamidade, sem necessidade da apresentação de projetos. As informações são do site Convergência Digital.