Tecnologia e Classe de 22/08/24

Últimas notícias do X

Selection_105.png

Elon Musk encerra operações do X no Brasil e demite funcionários: a decisão foi comunicada em uma reunião de emergência realizada neste sábado e afetou cerca de 40 colaboradores, cujo acesso aos sistemas da empresa foi imediatamente suspenso. Fontes presentes no encontro sugerem que o encerramento pode estar relacionado a recentes desentendimentos com decisões judiciais no país, como ordens de remoção de perfis e postagens, além da exigência de entrega de dados de usuários. Apesar disso, a rede social continuará acessível aos brasileiros. As informações são do site Tecnoblog.

https://canaltech.com.br/mercado/por-que-o-xtwitter-vai-sair-do-brasil-entenda-o-caso-e-veja-o-que-muda/

  • Em resumo: o Elon Musk está em busca de novos factóides para denunciar uma ditadura 'LuloXandista' que estaria perseguindo opositores políticos no Brasil

Recapitulando:

Iniciativa “Right to Switch Off” do Reino Unido visa garantir que funcionários tenham direito de ignorar mensagens recebidas fora do horário de expediente: a proposta visa combater o esgotamento dos trabalhadores, garantindo que tenham tempo para descansar. No entanto, as regras não serão diretamente aplicáveis a todas as empresas, funções e setores, como a segurança cibernética, onde um ataque de ransomware em uma sexta-feira à noite pode exigir ação imediata. A expectativa é que as novas políticas permitam um acordo entre empregadores e funcionários sobre o que é considerado aceitável. As informações são do site The Register.

Microsoft começará a avaliar desempenho dos funcionários com base no foco em segurança: o parâmetro será considerado em todas as atividades e poderá influenciar decisões sobre promoções, aumentos salariais e bônus. A empresa espera que a medida seja integrada desde o início do design de produtos e que as melhores práticas sejam seguidas ao longo de todos os projetos. A mudança faz parte da iniciativa “Secure Future” da Microsoft, cujo objetivo é aprimorar a proteção dos sistemas e redes da empresa. As informações são do site The Verge.

Crescente demanda por sistemas de IA está aumentando consumo de água para resfriamento de data centers: na Virgínia, região de maior concentração de instalações desse tipo no mundo, o uso aumentou cerca de 66,6% entre 2019 e 2023, passando de 4,2 bilhões de litros para 7 bilhões. Embora muitas unidades utilizem sistemas de reciclagem de água em circuito fechado, uma parte é destinada ao controle da umidade, o que pode resultar em evaporação. As informações são do site TechCrunch.

WhatsApp sofre derrota na maior ação judicial sobre privacidade de dados no Brasil: a decisão obriga que a plataforma ofereça uma opção clara e acessível para que usuários decidam se desejam ou não permitir o compartilhamento de seus dados com outras redes da Meta, como Instagram e Facebook. O prazo para adequação é de 90 dias, e em caso de descumprimento será aplicada uma multa diária de 200 mil reais. Essa ação é considerada a maior do país em termos de proteção de dados, com valor de causa acumulado em 1,7 bilhão de reais. As informações são do site Tecnoblog.

Pesquisa indica que videogames podem melhorar saúde mental: os dados foram obtidos durante a época de pandemia no Japão, envolvendo pessoas com idades entre 10 e 69 anos. Ao mesmo tempo que os jogos traziam benefícios, indivíduos que passavam mais de 3 horas em frente à tela demonstravam efeitos contrários. No entanto, o simples fato de possuir um console já mostrava um impacto positivo. O estudo ressalta que as circunstâncias da pandemia podem ter influenciado os resultados. As informações são do site The Register.

Ex-CEO do Google afirma que baixo desempenho da empresa na área de inteligência artificial está relacionado às políticas de trabalho flexível: para Eric Schmidt, a companhia “decidiu que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional eram mais importantes do que vencer”. Em resposta, o Sindicato dos Trabalhadores da Alphabet destacou outros fatores que impactaram a produtividade, como mudanças constantes de prioridades, demissões em massa e salários estagnados. Após a repercussão negativa, Schmidt disse que "cometeu um erro" ao vincular o desempenho do Google ao trabalho remoto. As informações são do site The Register.

Uso de drones equipados com IA para realizar inspeções em casas dos EUA está resultando em cancelamentos inesperados de seguros residenciais: um proprietário afirma ter tido sua apólice revogada após a detecção de musgo em seu telhado. Outro caso foi citado na Califórnia, com o sistema identificando um “aumento de riscos com desordem ou condições insalubres” em uma propriedade. Estima-se que a prática de usar drones e outros dispositivos aéreos na inspeção de moradias está se expandindo, com programas de imagem cobrindo 99% da população americana, com projeção para alcançar 2,6 bilhões de dólares em investimentos até 2032. As informações são da SCNR.

IA e redes sociais nas eleições

https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2024-03/entenda-regras-do-tse-para-uso-de-inteligencia-artificial-nas-eleicoes

  • Exigência de rótulos de identificação de conteúdo multimídia fabricado – qualquer material visual feito por meio de inteligência artificial deverá trazer o aviso explícito sobre o uso da tecnologia;
  • Restrição ao uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação da campanha – fica proibido simular conversas com o candidato ou outro avatar que aparente ser uma pessoa real;
  • Vedação absoluta, seja contra ou a favor de candidato, do uso de deep fake – conteúdo fabricado em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos e que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia;
  • Paralelamente, os provedores de aplicações na internet (redes sociais e aplicativos de mensagem, por exemplo) ficam obrigados a retirar do ar, sem a necessidade de ordem judicial, contas e materiais que promovam condutas e atos antidemocráticos e também discursos de ódio, como racismo, homofobia, fascismo e qualquer tipo de preconceito.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/08/campanha-eleitoral-comeca-com-novas-regras-para-redes-sociais-e-ia-entenda.shtml