A escalada dos preços da memória RAM

Raramente temos um esquema tão direto e fácil de explicar para vocês. Fabricantes de componentes de memória estão priorizando data centers e o pra nós só sobre pagar um preço absurdo por esses componentes.

Kits de memória RAM DDR5 estão custando mais que um PlayStation 5: algumas lojas nos EUA estão vendendo kits de 64 GB por 599 dólares, valor que supera em 200 dólares um PS5 digital e um Xbox Series S no país. Entre julho e agosto, um kit similar custava apenas 139 dólares. Acredita-se que isso seja resultado da crescente demanda da indústria de IA por DRAM. Em paralelo, fabricantes de PCs estariam adquirindo grandes volumes de memória, o que pode agravar a escassez desses componentes até 2027. As informações são do site TechSpot.

https://canaltech.com.br/hardware/preco-da-memoria-ram-dispara-e-teamgroup-alerta-que-o-pior-ainda-esta-por-vir/

A situação do mercado de memória RAM acaba de passar de preocupante para crítica, com um alerta duro vindo diretamente de quem está na linha de frente da produção de hardware. O gerente geral da TeamGroup, Gerry Chen, afirmou agora que a crise de preços apenas começou e que o cenário deve piorar drasticamente no início de 2026, se estendendo por todo o ano.

A realidade atual já assusta: segundo o executivo, os preços de contratos de chips DRAM e NAND dobraram em apenas um mês. Para se ter uma ideia do impacto, um chip de 16 GB DDR5, que custava cerca de US$ 6,84 no final de setembro, saltou para uma média de US$ 27,20 em 1º de dezembro (preços para as fabricantes).

...

A normalização não é esperada antes de 2027 ou 2028, principalmente porque novas fábricas demoram, pelo menos, três anos para ficarem prontas. Não seria exagero dizer que a melhor hora para investir em memória RAM e SSD é agora, mesmo com os primeiros aumentos já acontecendo, porque a partir de 2026, segundo as estimavas, teremos que pagar consideravelmente mais.

https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/vendas-de-placas-mãe-despencam-até-50-com-a-alta-no-preço-da-memória-ram/ar-AA1RTRCH

As vendas de placas-mãe sofreram uma queda drástica de até 50% nos últimos dois meses, segundo relatórios da mídia chinesa. Os principais fabricantes, como MSI, Gigabyte e Asus, registraram declínio significativo em seus números comparados ao mesmo período do ano anterior, conforme apurou o site especializado HKEPC.

A principal causa dessa retração nas vendas de placas-mãe está diretamente ligada ao aumento dos preços de memória RAM que começou a ser observado em outubro. Esse cenário vem afastando consumidores interessados em fazer upgrades em seus computadores, justamente em um período que tradicionalmente registra alto volume de vendas no setor.

O impacto não se limita apenas às placas-mãe. Analistas preveem que as vendas de processadores também serão prejudicadas em breve, criando um efeito dominó no mercado de hardware. Curiosamente, os periféricos para jogos, como mouses e controles, além dos monitores, não sofreram redução semelhante nas vendas.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2025/12/micron-encerra-vendas-de-ram-e-ssds-precos-vao-subir-entenda-efeitos-edinfoeletro.ghtml

A Micron Technology anunciou, que deixará de produzir SSDs e módulos de RAM voltados ao consumidor final. A medida encerra quase três décadas de atuação da marca Crucial, conhecida entre entusiastas de PCs e gamers. A decisão foi motivada pela explosão da demanda em data centers de inteligência artificial, que exigem volumes massivos de memória de alta performance para treinar e operar modelos avançados. Com isso, a empresa redireciona sua capacidade produtiva para atender clientes estratégicos, como gigantes da nuvem e empresas de IA.

O movimento da companhia cria um vácuo no mercado de consumo, além de provocar um possível aumento nos preços dos produtos relacionados à categoria. A empresa justificou que a pressão por chips de alta capacidade tornou insustentável manter linhas voltadas ao varejo.

https://economictimes.indiatimes.com/tech/artificial-intelligence/the-ai-frenzy-is-driving-a-new-global-supply-chain-crisis/articleshow/125731704.cms

Lojas de eletrônicos japonesas começaram a limitar a quantidade de discos rígidos que os clientes podem comprar. Fabricantes chineses de smartphones estão alertando para aumentos de preços. Gigantes da tecnologia, incluindo Microsoft, Google e ByteDance, estão se esforçando para garantir o fornecimento de fabricantes de chips de memória como Micron, Samsung Electronics e SK Hynix, de acordo com três pessoas familiarizadas com as discussões.

...

Francis Wong, diretor de marketing da Realme Índia, disse à Reuters que os aumentos acentuados nos custos de memória são "sem precedentes desde o surgimento dos smartphones" e podem forçar a empresa a aumentar os preços dos aparelhos em 20% a 30% até junho.

"Alguns fabricantes podem economizar em câmeras, outros em processadores e outros em baterias", disse ele. "Mas o custo do armazenamento é algo que todos os fabricantes devem absorver completamente; não há como transferi-lo."

Em resumo:

  • O mercado de DRAM é altamente concentrado: Samsung e SK Hynix com aprox. 35%, Micron com 25% e resto na mão de outras empresas (existem também memórias do tipo NAND com uma distribuição um pouco diferente de empresas)

  • Existe um cartel "soft" entre essas empresas maiores para manter os preços dos componentes de memória altos.

  • A pressão do 'boom da IA' pela aquisição de cada vez mais componentes e a grana adiantada que está rolando vão nos condenar a vários anos de preços mais caros de todos os produtos que dependem desses componentes. Memórias RAM, SSDs, Laptops, Celulares

  • A perspectiva de aumento da oferta é muito demorada porque a construção dessas fábricas demora

  • Os custos no mercado de componentes de memória estão ensejando uma crise no mercado de componentes de hardware para o consumidor final

    • "O fim da democratização ao acesso do hardware"
  • Como é bom viver as crises cíclicas do capitalismo não é mesmo?

  • Eu sei que esse assunto chama muita atenção por que o público do canal tem um perfil de gostar de computador e isso tem sido muito midiático, mas eu peço a reflexão:

Essa corrida desenfreada por recursos hoje "destrói" o mercado de componentes de hardware, amanhã ela destruirá o acesso a eletricidade e água barata.

Nós como trabalhadores, como movimento, como país, como humanidade nos organizar pra criticar e superar esse sistema. Por que tá foda.

Vídeo recomendado