O jantar amaldiçoado das big techs com Trump
Vamos comentar sobre essa grande peça publicitária (ou de chantagem?) armada por Trump para receber os CEOs das big techs dos EUA.
https://www.axios.com/2025/09/05/trump-tech-dinner-ceo-zuckerberg-musk
- Primeira coisa a se falar é que foi filmado. Bem no estilo que a administração do Trump fez com o Zelenski
- Na realidade é uma peça de marketing...
- ...ou uma chantagem (aprendeu com o Epstein?)
- Trump começa dizendo "aqui quase todo mundo se conhece... eu conheço vocês... e estou querendo ajudar vocês com a energia que vocês precisam e pra gente continuar na frente da China"
- Depois começa um "escolinha do professor Trump" e ele passa por cada um dos convidados pedindo pra falarem "o que vão investir nos EUA"
- Eles passam um por um elogiando o Trump e falando em cifras de investimento em datacenters e o Trump fica fazendo umas caras e bocas
- Algumas das pessoas que estavam lá:
- Sundar Pichai (CEO) e Sergey Brin (fundador) do Google e Gerelyn Gilbert-Soto ("MAGA Girlfriend" segundo Trump)
- Sam Altman (CEO) e Greg Brockman (presidente) da OpenAI
- Safra Catz (CEO) da Oracle
- Dylan Field (CEO) da Figma
- Sunny Madra (CEO) do Groq
- Satya Nadella (CEO), Bill Gates (fundador) da Microsoft
- Shyam Sankar (CTO) da Palantir
- Lisa Su (CEO) da AMD
- Mark Zuckerberg (CEO), Alexandr Wang (CTO de IA),
- Tim Cook (CEO) da Apple
- Jason Chang, Nathalie Dompé, John Hering, Jared Isaacman, Chamath Palihapitiya, Mark Pincus (Farmville), Vivek Ranadivé, Sanjay Mehrotra, David Limp (segurança, biotecnologia, big pharma e outros setores)
https://fortune.com/2025/09/05/trump-tech-dinner-full-attendee-list/
-
Se havia alguma dúvida do alinhamento total das big techs com o governo dos EUA isso agora acabou. Trump estava no campo onde prefere jogar: um jantar, todos sorrindo e afagando o ego dele
-
É importante também porque temos falado de Soberania Digital e de certa maneira o mercado e as big techs tem respondido com algumas "ofertas":
-
Também o fato de que Sergey Brin e Gerelyn citam a pressão que Trump tem feito na Venezuela como positiva
-
Nós ainda vamos falar um pouco mais sobre as possíveis teses sobre o que aconteceu no Nepal, mas a narrativa de que a juventude se revoltou contra a corrupção e o bloqueio das redes sociais foi a gota d'água não pode ser vista no vácuo
- Governo do Nepal exigiu o registro das redes sociais no país (igual o caso do Twitter no Brasil)
- Apenas Viber (Japão) e Tik Tok (Singapura) o fizeram. Notalvemente Facebook e Instagram NÃO o fizeram
- Agora olhem esse jantar, pensem nos interesses dos EUA na região (Índia, China) e vejam como a mídia ocidental repercutiu
- Por isso sentimos o cheiro de revolução colorida
Bônus
https://ca.news.yahoo.com/robots-us-first-lady-melania-123616778.html
A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, está defendendo a inteligência artificial segura (IA para crianças) e inaugurou uma força-tarefa sobre IA e educação infantil.
...
Em agosto, ela lançou um concurso nacional patrocinado pelo governo, criado para incentivar crianças de cinco a seis anos a trabalharem juntas para usar ferramentas de inteligência artificial para resolver problemas da comunidade.
“Como alguém que criou um audiolivro com inteligência artificial e defendeu a segurança online por meio do Take It Down Act, vi em primeira mão a promessa dessa poderosa tecnologia”, disse a primeira-dama em um breve vídeo anunciando o Desafio Presidencial de IA.
“Agora, passo a tocha da inovação para vocês”.
A primeira-dama pressionou o Congresso para aprovar uma legislação que imponha penalidades para a exploração sexual online usando imagens reais ou deepfakes gerados por IA. O presidente Trump sancionou o Take It Down Act em maio e fez com que a primeira-dama também o assinasse.